top of page

Vendas do varejo caem 5% na Páscoa de 2024 em relação à de 2023, diz ICVA.

Os números apontam, segundo a companhia, os efeitos do calendário!



As vendas no varejo brasileiro durante o período da Páscoa deste ano sofreram uma queda de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Esta redução é atribuída principalmente ao calendário, visto que a Páscoa ocorreu no final do mês, quando os recursos disponíveis para as famílias tendem a ser mais limitados.

 

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, destacou que no ano anterior a Páscoa ocorreu no início do mês, período em que o comércio normalmente está mais aquecido devido aos depósitos dos salários.

 

O ICVA analisou as vendas realizadas pelo varejo entre os dias 25 e 31 de março deste ano, comparando com o mesmo período da semana de Páscoa de 2023, que ocorreu entre os dias 3 e 9 de abril do ano passado.

 

Apesar da queda geral, o setor de Supermercados e Hipermercados apresentou uma redução menor, de 3,9%, enquanto as chocolaterias registraram um aumento de 3,8%, com um crescimento de 4% para as localizadas em shoppings e de 3,7% para as de rua.

 

Essa redução nas vendas foi observada em todas as regiões do país, com a maior queda ocorrendo no Centro-Oeste (-8,5%) e uma redução de 5,5% no Sudeste. O estado do Paraná foi o mais afetado, com uma diminuição de 8,8% nas vendas durante o período da Páscoa deste ano, e em comparação com 2023, nenhum estado registrou um aumento nas vendas durante o feriado.

 

É importante ressaltar que o ICVA é calculado pela Cielo com base nas vendas de 18 setores mapeados pela companhia, abrangendo lojistas de todos os portes. Os dados utilizados abrangem mais de 870 mil varejistas associados à companhia, e o peso de cada setor no indicador é determinado pelo seu desempenho mensal.

 

Esperamos que essas informações sejam úteis para entendermos melhor o cenário atual do varejo brasileiro durante o período da Páscoa deste ano.

 

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page